o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Capela da Nossa Senhora da Penha de França

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Edificada nos finais do século XVII, pela mão do Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, a Capela da Vista Alegre é um templo constituído por apenas três altares, sendo o principal dedicado à Nossa Senhora da Penha de França. Em 1910, a Capela e o túmulo de D. Manuel foram considerados monumentos nacionais.

Farol da Barra

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

A construção do Farol da Barra foi concluída em 1893. Ostentando uma majestosa torre cilíndrica com 66 metros de altura, que o tornam no mais alto do país, e no segundo mais alto da Europa, o Farol da Barra é um dos ex-libris do concelho de Ílhavo. O Farol da Barra é visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do país.

Estátua do Colono

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurada a 12 de Agosto de 2001, na rotunda central da antiga Colónia Agrícola, a Estátua do Colono consiste numa homenagem a todos aqueles que adoptaram esta terra como sua, vindos de diversos cantos do país, sobretudo da região da Beira Alta, num processo de colonização que ocorreu um pouco por todo o País.

Forte da Barra de Aveiro

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

O Forte da Barra de Aveiro, também denominado como Forte Pombalino, Forte Novo ou Castelo da Gafanha, localiza-se numa ilha adjacente à Ilha da Mó do Meio, na freguesia da Gafanha da Nazaré.
A região das Gafanhas começou a ser habitada no século XVI ou XVII. Um farol e um pequeno forte envolvente foram construídos junto à foz do rio Vouga, integrando um esforço para facilitar a navegação naquela barra, que envolveu dragagens, remodelação da linha de costa e o aumento de um banco de areia adjacente, conhecido desde então como Triângulo de Concentração de Correntes.
Nas últimas décadas o piso térreo da fortificação foi usado como depósito de materiais e o farol continua a desempenhar funções de sinalização na navegação interna.

Árvores da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

O conjunto arquitectónico do Complexo da Vista Alegre está envolvido por frondosos Plátanos, tendo sido um deles classificado como Árvore de Interesse Público a 28 de Setembro de 1994.

Solar dos Maias

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Possuindo no alto da sua frontaria um brasão em escudo oval, com os símbolos das nobres famílias Maia, Castro e Pereira, o Solar dos Maias destaca-se da paisagem urbana de Ílhavo desde os finais do século XVIII. Localizado na Rua de Alqueidão, o solar ainda hoje conserva as suas linhas curvas setecentistas, com bonitas sacadas, uma escadaria lateral e imponentes portões de ferro.

Estátua do Bispo

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Recordado como o “Bispo do Mar”, D. Manuel Trindade Salgueiro ficou conhecido pelas suas invulgares qualidades de inteligência, carácter e sensibilidade. Foi devido ao seu empenho que se construiu em Ílhavo a antiga Escola de Pesca, o Bairro dos Pescadores e o Centro Paroquial, tendo sido homenageado, em 1969, com uma estátua, colocada num amplo largo no centro da cidade.