o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Ria de Aveiro

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Ílhavo é um dos Municípios que integram a vasta área da Ria de Aveiro. Marcada de forma particular pela sua grande diversidade natural e cultural, esta Região insere-se num ecossistema único, no qual o Homem e a Natureza partilham uma história e uma vida feita à beira-ria e à beira-mar, plena de cumplicidade e reciprocidade em todas as suas actividades e costumes.
A Ria, elemento central e unificador de mais de 350 mil pessoas, é o resultado do recuo do mar, com formação de cordões litorais que abraçam mais de uma dezena de Municípios e que, a partir do século XVI, formaram uma laguna, actualmente um dos mais belos e importantes acidentes hidrográficos da costa portuguesa. A Ria oferece paisagens magníficas, reflectidas nas suas águas calmas e mescladas.

Igreja Matriz de S. Salvador Ílhavo

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

A primeira pedra da Igreja Matriz de São Salvador foi colocada a 3 de Outubro de 1774, no adro da Rua João Carlos Gomes, localizada no centro histórico da cidade. Onze anos mais tarde, a Igreja estava concluída e foi inaugurada para grande alegria dos seus habitantes.

Estátua da Faina Maior

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurada a 18 de Janeiro de 2009, no âmbito do Encerramento das Comemorações dos 110 Anos da Restauração do Município de Ílhavo, a Estátua da Faina Maior, retrata toda uma história de Terra e Mar, inspirada no Farol da Barra, nas figuras dos pescadores, no bacalhau e nas velas dos antigos lugres bacalhoeiros.

Centro Cultural de Ílhavo

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurado a 24 de Março de 2008, o Centro Cultural de Ílhavo assume-se como uma nova e importante obra direccionada para a modernidade e diversidade dos serviços prestados, nomeadamente espectáculos de teatro, música e dança de artistas consagrados a nível nacional e internacional.

Museu Marítimo de Ílhavo

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

O Museu Marítimo de Ílhavo revela-se um lugar de memória colectiva e individual há mais de setenta anos, consistindo num documentário da vida dos ilhavenses, envolta na relação com a Ria, o Mar e, muito em especial, com a pesca do bacalhau.

Capela de Nossa Senhora dos Navegantes

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Palco do culminar de uma das mais sentidas procissões da Ria de Aveiro, que se realiza todos os anos no terceiro domingo do mês de Setembro, a Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré, começou a ser construída em 1863, pelo exímio engenheiro Silvério Pereira.

Estátua do Homem do Mar

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Junto às portas do Museu Marítimo de Ílhavo encontra-se a Estátua do Homem do Mar, que foi inaugurada a 2 de Setembro de 2001. Esta obra feita em bronze consiste numa homenagem da Câmara Municipal de Ílhavo e da comunidade de emigrantes ilhavenses em Newark (E.U.A.) a todos os homens que fizeram do mar o seu sustento.