o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Instituída como morgadio em finais do século XVII, a Quinta da Vista Alegre foi adquirida pelo ilustre negociante José Ferreira Pinto Basto em 1812 que aí fundou, doze anos mais tarde, a famosa Fábrica de Porcelanas. A Vista Alegre conheceu o seu período áureo nos finais do século XIX, mantendo a sua história e tradição até aos dias de hoje.

Capela de S. João Baptista

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

A Capela de S. João Baptista, situada na Praia da Barra, consiste numa pequena capela privada que serviu de local de culto nesta localidade até à construção da Igreja da Sagrada Família. Esta acolhedora Capela é, ainda hoje, sede dos festejos em honra de S. João.

Estátua da Padeira

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Vale de Ílhavo é conhecido pelas suas padeiras que, durante todo o ano, fabricam o tradicional pão cozido em fornos de lenha e de acordo com receitas antigas, preservando este testemunho delicioso da gastronomia local. Em 2001, o valor do seu papel foi reconhecido pela Câmara Municipal, com a inauguração da Estátua da Padeira.

Teatro da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurado quase em simultâneo à Fábrica, o Teatro da Vista Alegre foi criado para entretenimento dos trabalhadores e habitantes do Bairro Operário, tendo sido sumptuosamente decorado em 1851. Em 1998, o Teatro é recuperado e aberto, tendo sido durante alguns anos, casa do Grupo de Teatro Amador “Ribalta”.

Centro Histórico

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Um notável conjunto arquitectónico, de inúmeros prédios de fachada de azulejo, torna a antiga Rua Direita, em Ílhavo, sobretudo no que diz respeito ao ferro, num dos locais mais cativantes do Município. Por todo o Município, em cada casa existe diferentes cores e feitios de azulejo, acompanhados por varandas adornadas por gradeamentos de ferro trabalhados ao pormenor.
Não só nesta Rua, como em todas as restantes do centro histórico da cidade, é possível admirar estes ornamentos que, desde o século XVII, começaram a fazer parte da sua paisagem urbana.

Capela da Nossa Senhora da Penha de França

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Edificada nos finais do século XVII, pela mão do Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, a Capela da Vista Alegre é um templo constituído por apenas três altares, sendo o principal dedicado à Nossa Senhora da Penha de França. Em 1910, a Capela e o túmulo de D. Manuel foram considerados monumentos nacionais.

Farol da Barra

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

A construção do Farol da Barra foi concluída em 1893. Ostentando uma majestosa torre cilíndrica com 66 metros de altura, que o tornam no mais alto do país, e no segundo mais alto da Europa, o Farol da Barra é um dos ex-libris do concelho de Ílhavo. O Farol da Barra é visitado anualmente por milhares de turistas que, após uma subida de 288 degraus, se deparam com uma das melhores paisagens costeiras do país.