o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Museu da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurado em 1964, o Museu da Vista Alegre convida o seu visitante a viajar nos dois séculos que fazem a história da mais conhecida fábrica de porcelanas do país, onde é possível apreciar de perto um vasto espólio de peças de cerâmica e vidro, testemunhas do trabalho artesanal que aqui se continua a realizar minuciosamente.

Igreja Matriz da Nossa Senhora da Saúde da Costa Nova

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Em substituição da velha Capela que havia sido construída em 1890 junto à praia, foi inaugurada, em 2000, a Igreja Matriz da Costa Nova, em homenagem à Nossa Senhora da Saúde. A sua forma hexagonal distingue-a dos restantes templos do Município, possuindo no seu interior grandes painéis de azulejo e uma única imagem, a da sua padroeira.

Estátua do Arrais Ançã

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Localizado em plena avenida principal da Praia da Costa Nova encontra-se o busto que representa uma das mais emblemáticas figuras ligadas à história de Ílhavo, o arrais Gabriel Ançã.

Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Instituída como morgadio em finais do século XVII, a Quinta da Vista Alegre foi adquirida pelo ilustre negociante José Ferreira Pinto Basto em 1812 que aí fundou, doze anos mais tarde, a famosa Fábrica de Porcelanas. A Vista Alegre conheceu o seu período áureo nos finais do século XIX, mantendo a sua história e tradição até aos dias de hoje.

Capela de S. João Baptista

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

A Capela de S. João Baptista, situada na Praia da Barra, consiste numa pequena capela privada que serviu de local de culto nesta localidade até à construção da Igreja da Sagrada Família. Esta acolhedora Capela é, ainda hoje, sede dos festejos em honra de S. João.

Estátua da Padeira

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Vale de Ílhavo é conhecido pelas suas padeiras que, durante todo o ano, fabricam o tradicional pão cozido em fornos de lenha e de acordo com receitas antigas, preservando este testemunho delicioso da gastronomia local. Em 2001, o valor do seu papel foi reconhecido pela Câmara Municipal, com a inauguração da Estátua da Padeira.

Teatro da Vista Alegre

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Inaugurado quase em simultâneo à Fábrica, o Teatro da Vista Alegre foi criado para entretenimento dos trabalhadores e habitantes do Bairro Operário, tendo sido sumptuosamente decorado em 1851. Em 1998, o Teatro é recuperado e aberto, tendo sido durante alguns anos, casa do Grupo de Teatro Amador “Ribalta”.