o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Pelourinho de Sever do Vouga

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Em 1965 foi deixou de ser chafariz e foi implantado junto à Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian, antigo edifício da Câmara. A plataforma tem três degraus de acesso exagonais, donde se projecta verticalmente a coluna. A base da coluna assenta sobre a plataforma e está decorada com motivos de florões repetidos. O fuste é liso e encimado por capitel que apresenta nove castelos a envolver o escudo nacional. Um escudo composto de cinco figuras móveis, três das quais em pala com a do centro flanqueada pelas outras duas.

Ponte do Poçô de Santiago

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Ex-libris de Sever do Vouga. Está inserida num recanto natural verdadeiramente paradisíaca. São vários os estudiosos que alegam que se trata da ponte mais alta de Portugal construída em pedra. Tem 165 metros de comprimento e é constituída por 12 arcos de tamanhos vários.
Era por esta ponte que circulava o comboio do Vale do Vouga, extinto em 1972 e substituído por automotoras, o chamado “Vouguinha”.
A sua construção remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários três a quatro anos para a sua conclusão. Como se integra num conjunto potencialmente turístico, a Câmara Municipal valorizou ainda mais aquele imóvel, iluminando-o.

Pelourinho de Couto de Esteves

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


De origem senhorial é composto de três degraus de acesso. A coluna é lisa, quase cilíndrica. O capitel, de grande simplicidade de linhas, apresenta configuração de bola alongada. Está implantado junto ao antigo edifício da Câmara.

Anta da Capela dos Mouros

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Encontra-se numa fase primária de escavações.

Miradouros

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Miradouro da Nossa Senhora da Penha
Situado na freguesia de Silva Escura, no lugar do Espinheiro com vista para a Costa de Aveiro.
Miradouro do Poço de Santiago
Situado na freguesia de Pessegueiro do Vouga, com vista para o Rio Vouga.

Miradouro de Santa Maria da Serra

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Situado na freguesia de Talhadas, no lugar das Arcas onde se vislumbra a Costa Lagunar.

Troço da Via Romana

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


O Troço da Via Romana que passa em Ereira fazia a ligação entre o nó viário de Viseu e a estrada Olisipo (Lisboa)/Bracara(Braga), pertencente à rede viária romana (século II e IV). Esta via entroncava na estrada Olisipo/Bracara na zona de Cabeço do Vouga, passando por Talhadas, Benfeitas, Reigoso, S. Pedro do Sul e Viseu.
Após a intervenção arqueológica de limpeza e conservação deste troço, de aproximadamente 230 metros de extensão, foi possível identificar duas técnicas de construção utilizadas pelos romanos: afeiçoamento de afloramento rochoso e pavimentação com lages de pedra.
Por esta estrada circulavam exércitos, pessoas, bens e simultaneamente o ideal de vida romano que tão bem os romanos souberam implantar.

  1. 1