o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

Património

Cascata da Cabreia

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Símbolo máximo do capricho da natureza, onde as águas do Rio Mau ganham velocidade e força antes de se despenharem por uma rochosa encosta.
Bela e relaxante, esta cascata oferece a frescura provocada pela queda de água na bacia fluvial, a vegetação densa e ordenada pela intervenção a que foi sujeita através de um projecto de recuperação, os recantos convidativos a sentimentos mais românticos, as mesas e bancos de apoio vindos ao encontro de quem quer associar ao descanso e gosto gastronómico.

Necrópole Megalítica do Chão Redondo

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Com base neste monumento pode dizer-se que houve passagem de povos pré-históricos por este local, atraídos talvez pelas excelentes condições naturais que o Concelho oferece.
O destaque vai para a grande pedra insculturada , integrada num grupo de penedos que popularmente é conhecida por Forno dos Moiros, cuja origem remontará, provavelmente, à idade do Bronze.
Em 1988 foi alvo de intervenção arqueológica. Em 1995, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sever do Vouga levou a efeito uma campanha de embelezamento deste imóvel arqueológico. Desta campanha resultou a delimitação do monumento com cerca-tipo e a colocação no local de uma placa explicativa contendo um mapa da necrópole, um desenho da estrutura e corredor da anta, acompanhado de uma breve explicação científica.

Praia Fluvial da Quinta do Barco

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>

Localizada na margem esquerda do Rio Vouga, esta praia fluvial está integrada num conjunto de equipamentos físicos de apoio e de valorizações várias dos espaços naturais, com zonas de lazer e desporto, parque infantil, mesas de merenda e zona de balneários. Muitos são os que procuram este local para a prática de canoagem e desportos radicais.

Pelourinho de Sever do Vouga

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Em 1965 foi deixou de ser chafariz e foi implantado junto à Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian, antigo edifício da Câmara. A plataforma tem três degraus de acesso exagonais, donde se projecta verticalmente a coluna. A base da coluna assenta sobre a plataforma e está decorada com motivos de florões repetidos. O fuste é liso e encimado por capitel que apresenta nove castelos a envolver o escudo nacional. Um escudo composto de cinco figuras móveis, três das quais em pala com a do centro flanqueada pelas outras duas.

Ponte do Poçô de Santiago

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Ex-libris de Sever do Vouga. Está inserida num recanto natural verdadeiramente paradisíaca. São vários os estudiosos que alegam que se trata da ponte mais alta de Portugal construída em pedra. Tem 165 metros de comprimento e é constituída por 12 arcos de tamanhos vários.
Era por esta ponte que circulava o comboio do Vale do Vouga, extinto em 1972 e substituído por automotoras, o chamado “Vouguinha”.
A sua construção remonta ao ano de 1913, tendo sido necessários três a quatro anos para a sua conclusão. Como se integra num conjunto potencialmente turístico, a Câmara Municipal valorizou ainda mais aquele imóvel, iluminando-o.

Pelourinho de Couto de Esteves

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


De origem senhorial é composto de três degraus de acesso. A coluna é lisa, quase cilíndrica. O capitel, de grande simplicidade de linhas, apresenta configuração de bola alongada. Está implantado junto ao antigo edifício da Câmara.

Anta da Capela dos Mouros

<?= $item['TITULO'] . ' ' . $LOCATION ?>


Encontra-se numa fase primária de escavações.

  1. 1