o seu email

*Preencha correctamente.

*Preencha correctamente.

SUCESSO NO ENVIO

A subscrição da newsletter foi efectuada com sucesso. Obrigado!

Fechar esta notificação

ERRO NO ENVIO

Pedimos desculpa, mas não foi possível efectuar a subscrição.

Agradecemos, por favor, que volte a tentar.

Fechar e voltar a tentar
Torne-se Editor do VerPortugal

História

Erguido das planícies alentejanas, entre sobreiros e o Rio Guadiana, encontramos Reguengos de Monsaraz.

Ao viajante, o branco das casas caiadas parecem eternos vigilantes e testemunhos da história. Inicialmente escolhido pelas excelentes condições estratégicas de defesa e de difícil acesso a intrusos, apareceu e floresceu aquela que é actualmente a segunda maior cidade do distrito de Évora.

O concelho é constituído pelas freguesias de Campinho, Campo, Corval, Monsaraz e Reguengos de Monsaraz. Freguesias de nome parecido mas diferentes na sua essência.

Município com longa história, entre os vários pontos atractivos, encontram-se vários monumentos megalíticos e medievais, que atestam a ocupação e presença humana desde tempo imemoráveis.

Na época medieval, a vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros pelas tropas de Geraldo Sem Pavor, sendo concedido Foral em 1276 por D. Afonso III. Quanto a Reguengos de Monsaraz, foi fundada em terrenos pertencentes à Casa de Bragança, sendo esta família a principal responsável pelo desenvolvimento da localidade.

Reguengos de Monsaraz foi elevada a Vila em 1840 e sede de Concelho em 1838, sendo cidade desde 2004.

Culturalmente, o município apresenta uma lista de eventos que contribuem para um forte dinamismo na região, com ciclos dedicados ao cinema, artes plásticas, festas populares e actividades desportivas.

Na gastronomia, destaque para a Caldeirada de Peixe do Rio, o Ensopado de Borrego e o bolo Rançoso, tudo muito bem acompanhado com vinho tinto produzido no concelho e reconhecido nacional e internacionalmente.

Actualmente o Reguengos de Monsaraz caminha em direcção ao futuro, criando emprego, com o turismo rural de alta qualidade, animação nocturna, empresas de tecnologia de ponta e o mais recente atractivo, a Barragem do Alqueva, que disponibiliza viagens de barco, vasto número de espécies animais, bem como desportos radicais na água, para os que procuram a adrenalina.

Reguengos de Monsaraz, ideal para os que procuram tanto a acalmia alentejana como para os que buscam a animação fora de ambiente urbano.

Reguengos de Monsaraz, testemunho do Passado em direcção ao futuro.

yDeal.net